Os participantes do 3º Encontro de Vivências Práticas, realizado pela Pastoral da Saúde da Diocese de Joinville no dia 31 de agosto, saíram pedindo bis. O evento foi realizado na Horta Girassol, espaço localizado no bairro Jardim Iririú que se transformou em referência no trabalho comunitário em Joinville.

Um dos destaques do encontro foi a palestra sobre fitoterapia com Paulo Rubens N. Sousa, terapeuta integrativo em homeopatia, fitoterapia e florais (CRT 23.209). A programação de seis horas também incluiu café partilhado, um carreteiro vegano feito na hora com produtos colhidos da horta, passeio ao redor dos canteiros, biblioteca itinerante, distribuição de mudinhas e muita troca de conhecimentos.
Paulo Souza enriqueceu a palestra com informações precisas sobre plantas e interagiu com o público, que ouviu com atenção e fez diversas perguntas. Muitas das plantas cultivadas na Horta Girassol serviram de base para o aprendizado.
Ao final do encontro, todos estavam encantados com a experiência e pediram mais ações como esta. “A gente poderia ficar dias ouvindo o Paulo. E passear na horta, fazer a comida lá mesmo foi tudo muito bom”, afirma Albertina Rinaldi, do bairro Aventureiro.
A coordenadora da Horta Girassol, Rosana Belé, também foi só elogios para a palestra, o café partilhado e o carreteiro. “Precisa trazer o Paulo de novo aqui. Todos falam que precisamos ter mais palestras assim”, diz Rosana.
O palestrante agradeceu a acolhida calorosa e a experiência. “Foi de grande riqueza a interação com os saberes populares e técnicos, bem como dos recursos do ‘herbário’ formado pela horta”, destaca Paulo Sousa.
O espiritual não foi esquecido. “Trouxemos uma abordagem das plantas a partir de uma visão de antropologia do essencial orientada pela leitura do primeiro capítulo do Gênese Bíblico integrado às novas práticas farmacológicas, de etnobotânica e farmacognosia, integrados saberes sagrados, populares e científicos”, explica o profissional.
Grupo de WhatsApp
Após o encontro, a coordenadora da Pastoral da Saúde da Diocese de Joinville, Albertina Camilo, criou um grupo de WhatsApp focado na identificação de plantas medicinais, nos seus benefícios e nas suas contraindicações. “Precisamos registrar e aproveitar os amplos conhecimentos do Paulo e das demais pessoas que participam do grupo”, diz Albertina.
O próximo evento programado pela Pastoral da Saúde da Diocese de Joinville ocorrerá no dia 19 de outubro, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Costa e Silva.
Para mais informações sobre a Pastoral da Saúde da Diocese de Joinville: 47/988066302.












Fotos:Ghiovani Massoni