Adipros celebra a entrega de recursos do Fundo Solidário

Projetos aprovados foram saudados em cerimônia na Cúria Diocesana

Em uma cerimônia solene realizada no dia 18 de março, no auditório da Cúria Diocesana de Joinville, a Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros) fez a entrega oficial dos recursos aos projetos selecionados pelo Fundo Solidário. Este momento significativo reuniu entidades amigas e ações sociais paroquiais filiadas à Adipros que tiveram seus projetos aprovados após avaliação da comissão gestora do fundo.

O Fundo Solidário visa promover ações de promoção humana e garantia de direitos, atendendo famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, além de responder a emergências ambientais. A Diocese de Joinville, por meio da Adipros, abraça essa causa, contribuindo significativamente para o combate às problemáticas sociais com recursos oriundos da Coleta da Campanha da Fraternidade e do Bazar Solidário da Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina. A iniciativa segue os moldes do exemplo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seu Fundo Nacional de Solidariedade.

Os projetos contemplados refletem uma ampla gama de iniciativas voltadas ao bem-estar e desenvolvimento comunitário. São eles:

– Projeto Despertar para Transformar – Associação Beneficente Renascer (Lar Renascer)

– Projeto Regulamentar – Comunidade de Inclusão Eis-me Aqui

– Projeto Saúde – Um Bem para Todos! – Comunidade Terapêutica Essência de Vida

– Projeto Conviver – Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida

– Projeto Cuidador da Pessoa Idosa – Paróquia São Francisco de Assis, Jaraguá do Sul

– Projeto Grupo Luluzinha – Paróquia São Judas Tadeu, Joinville

– Projeto Padaria Comunitária Pão Nosso – Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim

– Projeto Adequação Anexo Salão Principal Forro PVC – Centro Antialcoólico Santo Onofre (Pastoral Antialcoólica de Joinville)

– Projeto Tata Endy – Luz 1 – Pastoral Indigenista

– Projeto Tata Endy – Luz 2 – Pastoral Indigenista

Todos os projetos foram contemplados com o valor máximo previsto no edital, R$ 5.000,00.

Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso da Adipros e Diocese de Joinville com os mais vulneráveis, mas também estimula a criação de novas metodologias de enfrentamento a desafios sociais, promovendo a transformação e o bem-estar da comunidade.

Conheça os resumos dos projetos aprovados:

Projeto Despertar para Transformar – Associação Beneficente Renascer (Lar Renascer) tem como objetivo equipar a instituição com cadeiras para melhor desenvolver as atividades pedagógicas, visando a promoção humana do público atendido.

Projeto Regulamentar – Comunidade de Inclusão Eis-Me Aqui: O projeto visa regularizar o imóvel para obtenção de alvará de funcionamento da Prefeitura de Joinville.

Projeto Saúde – Um Bem para Todos! – Comunidade Terapêutica Essência de Vida: O objetivo do projeto é adequar a sala de enfermagem com móveis e equipamentos que atendam as exigências e demandas de armazenamento de medicamento dos acolhidos.

Projeto Conviver – Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida: Tem por objetivo a troca do telhado do refeitório, melhorando a qualificação e desenvoltura do trabalho da fundação.

Projeto Cuidador da Pessoa Idosa – Paróquia São Francisco de Assis, Jaraguá do Sul: O objetivo é capacitar indivíduos de famílias em vulnerabilidade social, para inserção no mercado de trabalho, através do curso livre de cuidador da pessoa idosa, contribuindo efetivamente para o processo de autonomia econômica dessas famílias.

Projeto Grupo Luluzinha – Paróquia São Judas Tadeu, Joinville: Proporcionar às puérperas em situação de vulnerabilidade social, acesso ao enxoval aos recém-nascidos.

Projeto Padaria Comunitária Pão Nosso – Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim: O objetivo é adquirir insumos para os produtos de panificação, seja para o aprendizado dos alunos ou para vendas que geram renda para os mesmos.

Projeto Adequação Anexo Salão Principal Forro PVC – Centro Antialcoólico Santo Onofre (Pastoral Antialcoólica de Joinville): O objetivo do projeto é forrar o salão principal da sede da Pastoral Antialcoólica, garantindo que o local seja isento de calor excessivo e ruídos oriundos do telhado metálico, tornando o ambiente ideal para reuniões de autoajuda ou decisões importantes que auxiliem em dependentes químicos e familiares.

Projeto Tata Endy – Luz 1 e 2 – Pastoral Indigenista: O objetivo dos projetos é instalar energia solar em 2 construções coletivas, que fornecerão iluminação, pontos de recargas de celular e ponto para eletrodomésticos.