Projetos aprovados foram saudados em cerimônia na Cúria Diocesana

Em uma cerimônia solene realizada no dia 18 de março, no auditório da Cúria Diocesana de Joinville, a Associação Diocesana de Promoção Social (Adipros) fez a entrega oficial dos recursos aos projetos selecionados pelo Fundo Solidário. Este momento significativo reuniu entidades amigas e ações sociais paroquiais filiadas à Adipros que tiveram seus projetos aprovados após avaliação da comissão gestora do fundo.
O Fundo Solidário visa promover ações de promoção humana e garantia de direitos, atendendo famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, além de responder a emergências ambientais. A Diocese de Joinville, por meio da Adipros, abraça essa causa, contribuindo significativamente para o combate às problemáticas sociais com recursos oriundos da Coleta da Campanha da Fraternidade e do Bazar Solidário da Cáritas Brasileira – Regional Santa Catarina. A iniciativa segue os moldes do exemplo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e seu Fundo Nacional de Solidariedade.
Os projetos contemplados refletem uma ampla gama de iniciativas voltadas ao bem-estar e desenvolvimento comunitário. São eles:
– Projeto Despertar para Transformar – Associação Beneficente Renascer (Lar Renascer)
– Projeto Regulamentar – Comunidade de Inclusão Eis-me Aqui
– Projeto Saúde – Um Bem para Todos! – Comunidade Terapêutica Essência de Vida
– Projeto Conviver – Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida
– Projeto Cuidador da Pessoa Idosa – Paróquia São Francisco de Assis, Jaraguá do Sul
– Projeto Grupo Luluzinha – Paróquia São Judas Tadeu, Joinville
– Projeto Padaria Comunitária Pão Nosso – Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim
– Projeto Adequação Anexo Salão Principal Forro PVC – Centro Antialcoólico Santo Onofre (Pastoral Antialcoólica de Joinville)
– Projeto Tata Endy – Luz 1 – Pastoral Indigenista
– Projeto Tata Endy – Luz 2 – Pastoral Indigenista
Todos os projetos foram contemplados com o valor máximo previsto no edital, R$ 5.000,00.
Essa iniciativa não apenas reforça o compromisso da Adipros e Diocese de Joinville com os mais vulneráveis, mas também estimula a criação de novas metodologias de enfrentamento a desafios sociais, promovendo a transformação e o bem-estar da comunidade.
Conheça os resumos dos projetos aprovados:
Projeto Despertar para Transformar – Associação Beneficente Renascer (Lar Renascer) tem como objetivo equipar a instituição com cadeiras para melhor desenvolver as atividades pedagógicas, visando a promoção humana do público atendido.

Projeto Regulamentar – Comunidade de Inclusão Eis-Me Aqui: O projeto visa regularizar o imóvel para obtenção de alvará de funcionamento da Prefeitura de Joinville.

Projeto Saúde – Um Bem para Todos! – Comunidade Terapêutica Essência de Vida: O objetivo do projeto é adequar a sala de enfermagem com móveis e equipamentos que atendam as exigências e demandas de armazenamento de medicamento dos acolhidos.

Projeto Conviver – Fundação Padre Luiz Facchini Pró Solidariedade e Vida: Tem por objetivo a troca do telhado do refeitório, melhorando a qualificação e desenvoltura do trabalho da fundação.

Projeto Cuidador da Pessoa Idosa – Paróquia São Francisco de Assis, Jaraguá do Sul: O objetivo é capacitar indivíduos de famílias em vulnerabilidade social, para inserção no mercado de trabalho, através do curso livre de cuidador da pessoa idosa, contribuindo efetivamente para o processo de autonomia econômica dessas famílias.

Projeto Grupo Luluzinha – Paróquia São Judas Tadeu, Joinville: Proporcionar às puérperas em situação de vulnerabilidade social, acesso ao enxoval aos recém-nascidos.

Projeto Padaria Comunitária Pão Nosso – Paróquia São Miguel Arcanjo, Paranaguamirim: O objetivo é adquirir insumos para os produtos de panificação, seja para o aprendizado dos alunos ou para vendas que geram renda para os mesmos.

Projeto Adequação Anexo Salão Principal Forro PVC – Centro Antialcoólico Santo Onofre (Pastoral Antialcoólica de Joinville): O objetivo do projeto é forrar o salão principal da sede da Pastoral Antialcoólica, garantindo que o local seja isento de calor excessivo e ruídos oriundos do telhado metálico, tornando o ambiente ideal para reuniões de autoajuda ou decisões importantes que auxiliem em dependentes químicos e familiares.

Projeto Tata Endy – Luz 1 e 2 – Pastoral Indigenista: O objetivo dos projetos é instalar energia solar em 2 construções coletivas, que fornecerão iluminação, pontos de recargas de celular e ponto para eletrodomésticos.




















































