
A Associação Diocesana de Promoção Social – Adipros participou do encontro formativo para o programa de sustentabilidade das ações da Rede Cáritas Santa Catarina. O evento reuniu agentes das oito entidades-membro da Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina e da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de Florianópolis em Lages, de 17 a 19 de maio de 2024. O objetivo principal foi a formação do programa de aceleração e do sistema integrado dos Bazares Solidários, inserido no projeto Capacitas Cáritas, um processo de formação continuada da organização.
Durante o encontro, os agentes aprofundaram estratégias inovadoras para fortalecer e manter o custeio das causas da missão Cáritas e da Pastoral Carcerária. A formação ocorreu em duas etapas: primeiro, com a contribuição da Ideal Social, que trouxe uma perspectiva estratégica para as iniciativas de sustentabilidade financeira das organizações. Em seguida, a DPZ Serviços de Internet ministrou uma oficina de treinamento sobre o sistema integrado de Bazares Solidários da rede Cáritas Santa Catarina.
Rachel Carneiro, diretora-executiva da Ideal Social, e Luana Ribeiro, Gestora de Projetos, trabalharam com metodologias e soluções estratégicas para aprimorar as ações sociais e garantir a perenidade e sustentabilidade financeira das entidades-membro. Já Anderson Roberto Deizepe, diretor-executivo da DPZ Serviços de Internet, foi responsável por criar o sistema integrado dos bazares solidários para a rede Cáritas Santa Catarina e conduziu a oficina de treinamento para o uso da plataforma.
Além disso, durante o encontro, houve compartilhamento de práticas e experiências bem-sucedidas realizadas nos bazares solidários da rede. A troca de ideias e saberes entre os participantes contribuiu para o aprimoramento desse importante programa, que promove e fortalece a ação solidária sociotransformadora, a partir de uma mudança de cultura na Cáritas e em sua organização.
No decorrer da reunião, momentos de oração foram inspirados pela mensagem do Papa Francisco em antecipação ao Jubileu da Esperança 2025, com o tema “Peregrinos da Esperança”. Também houve uma intenção especial para o povo atingido pela catástrofe socioambiental-climática no Rio Grande do Sul. No domingo, Dia de Pentecostes, o grupo participou da missa no Mosteiro Nazaré das Irmãs Clarissas. Após o treinamento da manhã de domingo, os participantes realizaram a avaliação e concluíram com um momento de oração final.

