A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convida a Igreja no Brasil a estender as mãos em solidariedade e acolhimento às pessoas em situação de pobreza durante a VIII Jornada Mundial dos Pobres (JMP). Com o tema “Ouve o meu clamor” e o lema “A oração do pobre eleva-se a Deus” (cf. Sir 21, 5), a edição de 2024 propõe que comunidades e paróquias promovam momentos de convivência, escuta e cuidado com os mais vulneráveis.

A iniciativa é um reflexo do compromisso da CNBB e da Comissão Episcopal para a Ação Sociotransformadora em seguir o chamado do Papa Francisco para a construção de um mundo mais justo e fraterno. Desde que o Papa instituiu o Dia Mundial dos Pobres em 2016, a cada ano o 33º Domingo do Tempo Comum é marcado por ações concretas de solidariedade, inspirando a Igreja e a sociedade a reconhecerem a presença de Cristo nos mais pobres.
No Brasil, a Jornada Mundial dos Pobres é uma ocasião para ampliar essa missão. Em vez de uma celebração pontual, a JMP estende-se por uma semana de conscientização, mobilização e ações práticas em prol das pessoas empobrecidas. Assim, cada comunidade é incentivada a criar espaços de escuta e auxílio para aqueles que enfrentam condições de vulnerabilidade.
Ações solidárias na Adipros
A Associação Diocesana de Promoção Social- Adipros, em parceria com a Comunidade Santa Clara da Paróquia São Judas Tadeu de Jaraguá do Sul, está promovendo um evento especial para a comunidade no dia 15 de novembro. Serão oferecidos momentos de lazer, atividades para crianças, serviços e informações, apoio psicológico, cadastro para programas, além de diversas oficinas.