
Essa campanha tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do respeito, da valorização e da proteção aos idosos, além de incentivar denúncias de casos de violência, abuso e negligência contra essa parcela vulnerável da sociedade.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que 1 em cada 6 idosos já sofreu algum tipo de violência no mundo, seja ela física, psicológica, financeira ou sexual. No Brasil, segundo dados do Disque 100, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, as denúncias de violência contra idosos cresceram mais de 13% em relação ao ano anterior.
É preciso destacar que a violência contra idosos não é uma questão apenas de saúde pública, mas também de direitos humanos. Por isso, é necessário que toda a sociedade se mobilize para garantir o envelhecimento com dignidade, em um ambiente seguro e que respeite as particularidades e necessidades dessa fase da vida.
Por isso, ao longo de todo o mês de junho, instituições governamentais, organizações da sociedade civil e empresas privadas elaboram ações e eventos em prol do combate à violência contra os idosos. O importante é que todos nós possamos nos engajar e apoiar essa causa, denunciando casos de violência, respeitando e valorizando os idosos ao nosso redor e promovendo a conscientização sobre essa importante questão.
A ADIPROS apoia essa causa. Apoie conosco!