Neste domingo, dia 17 de novembro, a Pastoral da Escuta da Arquidiocese de Joinville realizou uma tarde especial de partilha na Casa Santo Egídio, em resposta à convocação do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Pobres. A iniciativa buscou aproximar a Igreja das pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo encontros e trocas de experiências.
A tarde foi conduzida pelo coordenador arquidiocesano da Pastoral da Escuta, Pierre Patrick Pires, que destacou o espírito de comunhão vivido no encontro. Ele lembrou da mensagem do Papa Francisco sobre a data: “A opção preferencial pelos pobres deve traduzir-se, principalmente, numa solicitude religiosa privilegiada e prioritária
A Casa Santo Egídio, administrada pela Adipros, acolhe pessoas em situação de rua, migrantes e ex-detentos, oferecendo suporte técnico e humano.
Serviço de Escuta
A Pastoral da Escuta oferece acolhimento o Serviço de Escuta como voluntários que passar por formação para realizar o atendimento. O objetivo é acolher quem enfrenta dificuldades, reforçando o compromisso de uma Igreja em saída, solidária e presente junto aos mais necessitados.
Atualmente, o Serviço de Escuta é oferecido na Catedral, no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, bairro João Costa, na Comunidade São Pedro Apóstolo , bairro Jardim Iririú, e no Santuário Nossa Senhora da Graça , em São Francisco do Sul.