Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Joinville participa do Encontro do Regional da Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Joinville esteve presente na primeira reunião de 2025 do Conselho Regional da Pastoral da Saúde (CRPS).  O encontro foi realizado de 23 a 25 de março, no Centro de Formação Católica, em Lages (SC).

Participaram 20 coordenadores e agentes da Pastoral da Saúde das Arquidioceses de Chapecó, Florianópolis e Joinville e das Dioceses de Caçador, Rio do Sul, Blumenau, Lages e Tubarão, que integram a Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Santa Catarina.

Além de formações que darão embasamento a muitas iniciativas e de partilharem as ações realizadas e planejadas em cada uma das (arqui) dioceses, os participantes experimentaram momentos de espiritualidade e convivência.

Estiveram em pauta a programação de 2025 das oficinas do projeto Participa+ em Santa Catarina; o Ano Jubilar: Peregrinos de Esperança; a Campanha da Fraternidade 2025: Fraternidade e Ecologia Integral; e incentivo à divulgação da Folha da Saúde, instrumental que muito contribui na promoção da saúde no Regional.

Coordenadores e agentes também destacaram as atividades realizadas pelas suas (arqui)dioceses em 2025 e informaram as ações planejadas para 2025. A reunião serviu ainda para o CRPS acompanhar e fazer um balanço do Plano de Atividades 2023-2026, adequando algumas das ações previstas.

Sinergia, sintonia e sinfonia

“O encontro foi muito positivo, pois representou uma forte experiência de sinodalidade. Como peregrina da Esperança, a Pastoral da Saúde tem buscado cumprir sua missão de promover vida, saúde e esperança, em participação e comunhão com a Igreja de Santa Catarina há mais de 40 anos. No encontro foi possível reconhecer com clareza que a Saúde Integral engloba também a Ecologia Integral”, afirma o coordenador regional da Pastoral da Saúde (CNBB Regional Sul 4), padre André Luiz Giombelli

Segundo ele, o encontro poderia ser resumido em três palavras: sinergia, sintonia e sinfonia. Elas descrevem a experiência vivida nestes dias, impulsionando ainda mais a caminhada da Pastoral da Saúde em nosso Estado”, destaca o padre André Luiz.

A Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Joinville foi representada pela coordenadora, Albertina Camilo, e pela agente Sônia Antunes Cidral.


Texto: Pastoral da Saúde da Arquidiocese de Joinville